sexta-feira, 27 de julho de 2012

As conexões que eu faço!


"Que se lixem as eleições, o que interessa é Portugal!". Estas palavras de Pedro Passos Coelho dirigidas aos deputados na Assembleia da República, fazem-me logo recordar uma frase do escritor Noel Clarasó: "Um político pensa nas próximas eleições; um estadista nas próximas gerações."... Será que andamos todos equivocados ou enganados acerca do primeiro-ministro? Que por detrás da capa negra da austeridade se esconde um grande estadista? Um líder que agora exige dolorosos sacrifícios sem vim à vista, para que mais tarde se possa proporcionar e permitir às gerações vindouras uma existência menos precária?! Será?... 
De qualquer forma, seja ou não uma frase conotada com um certo cariz populista, ficou o recado dado aos "políticos".

[mais info: Público]

mulheres (74)



Alesha Dixon

Olympics gold medal

citação (74)

"É preferível suportar os males que temos do que voar para aqueles que não conhecemos."  William Shakespeare

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Enquanto na Síria...


[autor do cartoon: Zapiro]

Os massacres prosseguem, os mortos aumentam de número. Tudo perante a impotência hipócrita e cínica da Comunidade internacional e da ONU que têm receio de melindrar as relações com as sinistras Rússia e China, que são coniventes e cúmplices da chacina que Bashar al-Assad protagoniza no seu país. Oficialmente, hoje começa o Ramadão, e parece que vai haver tréguas por uns dias na guerra. Uma espécie de férias que o ditador sírio concedeu ao povo que tem vindo a massacrar impunemente há um ano e meio. Seria uma excelente oportunidade para (no mínimo) a ONU intervir eficazmente.

Não dá para pôr os submarinos a apagar os fogos?!?


Ano após ano, quando chega mais ou menos a esta altura, o País, estranhamente, desata a arder. Arde por aí fora, sem controlo! Os incêndios, arrasam o património florestal destruindo a flora e a fauna. Todos os anos, antes da época dos fogos, são anunciados novos meios para combate aos incêndios. O que é grave, é que esses meios na prática revelam-se insuficientes. E o que é certo, é que o Estado está a contratar meios privados para ajudar no combate aos incêndios.
O oculto ministro da Administração Interna, lá surgiu pelo meio das chamas e labaredas, qual D. Sebastião, que vão lavrando a Ilha da Madeira. Foi ver in loco uma catástrofe...
Com tanto dinheiro que é (ou era) desperdiçado abusivamente por outros Ministérios, podia transferir-se os excedentes para o Ministério da Administração Interna, para arranjar meios realmente eficazes para combater os incêndios. E porque não pôr a população prisional a limpar florestas? E porque não pôr a população activa, que se encontra em casa à sombra dos subsídios de desemprego e de reinserção, a fazer trabalho comunitário, como por exemplo, vigilância de locais susceptíveis a incêndios?
Neste momento, o território português é um autêntico inferno. Para além de triste e lamentável, é uma vergonha e uma agonia ter de assistir impotente à destruição dos vários patrimónios ano após ano. Era para ontem, uma urgente reflexão!

[mais info: Público]

José Hermano Saraiva


José Hermano Saraiva

 Professor, Historiador, Político

(1919-2012)

[fonte: Wikipédia]

mulheres (73)


Ana Carolina Prado

Tonalidades...

citação (73)

"Não quero que me respeitem a mim, quero que respeitem a honestidade do meu trabalho."  António Lobo Antunes

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Uma anedota por capítulos


[autor do cartoon: Henrique Monteiro]

A novela Relvas conhece hoje mais um capítulo. Está convocada uma manifestação em frente ao Parlamento para exigir a demissão do ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
Não há dúvida de que Miguel Relvas tem os dias contados dentro deste Governo. Provavelmente não cairá hoje. A prepotência, a arrogância e o orgulho deste Governo não permite dar-se ao direito de vislumbrar com clareza. E o que faz todo o sentido, o que é o melhor para o braço-direito de Passos Coelho, é uma saída imediata e urgente antes que cause mais danos irreparáveis. Mas o tempo será um bom conselheiro de todos, inclusive do Primeiro-Ministro... Tudo se resumirá a uma questão de tempo!
Já são episódios a mais em torno de Miguel Relvas: Jornal Público, as Secretas, Metro do Porto, a turbo-licenciatura na Lusófona, o lapso nas informações académicas prestadas ao Parlamento, etc.
É demasiadamente insuportável, bastante embaraçoso, incómodo, e um enxovalho para o Executivo ter no seu elenco uma figura deste calibre.

[mais info: Público]

Mea Culpa


"Temos de saber e entender que, se o problema de Portugal é o défice de Estado, não é justo pretender que o sector privado tem a mesma responsabilidade de ajudar." - Paulo Portas

As palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros quando confrontado com a intenção de Passos Coelho de alargar o corte dos subsídios ao sector privado, revelam demarcação e estratégia política, mas também revelam (talvez inconscientemente) uma dose de mea culpa.
Se o Primeiro-Ministro ousa pôr o sector privado a ajudar a pagar os erros de ingerência e de desgoverno do Estado, realmente "é injusto" como afirma o MNE. Paulo Portas e outros, deviam ser os primeiros a pagar bem caro pelas negociatas que andaram a fazer e que contribuíram bastante para o buraco abismal das contas públicas. Os políticos têm a memória curta... agora chamam-lhes lapsos. Provavelmente Paulo Portas teve um lapso ao esquecer-se dos submarinos e dos blindados.

"Bisavô" nazi encontrado por tablóide inglês


Ladislau Csatary (criminoso de guerra) chegou aos 97 anos. Ao contrário de cerca de 15.700 vítimas do holocausto nazi que ele próprio mandou "apagar". O jornal The Sun encontrou-o agora em Budapeste onde vive em liberdade, escapando até agora à condenação de pena de morte decretada em 1949.

[mais info: The Sun]

mulheres (71)


Doutzen Kroes

A Insustentável Leveza da Preguiça

citação (71)

"Pouca ou nenhuma vez se realiza com a ambição coisa que não prejudique terceiros."  Miguel de Cervantes Saavedra

sábado, 14 de julho de 2012

Ainda o Relvas


O mundo de Miguel Relvas é muito complexo, muito enleado e obscuro. Portanto, insustentável e intolerável para os dignos. Se a sociedade já olha com grande desconfiança para a classe política, se há um divórcio iminente, então com exemplos como aqueles que são dados pelo Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares as coisas agravam-se ainda mais.
Pedro Passos Coelho ainda não demitiu o seu braço-direito porque não tem a capacidade para admitir a sua impotência perante o embaraçoso e sinistro desempenho de Miguel Relvas como ministro e como político. Passos Coelho, não tem igualmente a capacidade para admitir que foi incompetente ao ter admitido Relvas no seu Executivo.
A Miguel Relvas deixava-lhe um conselho: Sr. Doutor, não levante mais ondas. Olhe que os Mercados estão sempre atentos!

[mais info: Público]

mulheres (70)


Alyssa Miller

Despertas a minha alma de barítono!


citação (70)

"Às vezes, sem o sabermos, o futuro está em nós, e as nossas palavras supostamente mentirosas descrevem uma realidade que está próxima."  Marcel Proust

segunda-feira, 2 de julho de 2012

domingo, 1 de julho de 2012

mulheres (68)


Toni Garrn

Pull up or pull down, is the question!

citação (68)

"Hoje que tanto se fala em crise, quem não vê que, por toda a Europa, uma crise financeira está minando as nacionalidades? É disso que há-de vir a dissolução. Quando os meios faltarem e um dia se perderem as fortunas nacionais, o regime estabelecido cairá para deixar o campo livre ao novo mundo económico."  Eça de Queirós