quarta-feira, 31 de outubro de 2012

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Prostituto


[imagem: Richard Gere in American Gigolo, 1980]

"O País aguenta mais austeridade?... Ai aguenta, aguenta." - Fernando Ulrich

Para garantir mais dinheiro da troika para injectar no seu império, ele presta-se a tudo! As afirmações de Ulrich seriam suficientes para que eu retirasse o meu dinheiro do seu banco, no caso de o ter lá. São afirmações de quem está desesperado, em agonia, asfixiado. Convido a quem possua conta no BPI, que a feche, retire de lá o dinheiro e faça colapsar o império deste banqueiro, para que ele sinta na pele o que é a verdadeira austeridade. Talvez vá para o desemprego, talvez emigre!

[mais info: Público]

Não Passará!


[imagem retirada do blogue: 5 Dias]

Amanhã, será um dia importante e decisivo para o futuro desta nação. O Orçamento de Estado 2013 vai a votos... O Parlamento é nosso! Cerco a S. Bento contra o Orçamento!

mulheres (124)


Juliana Paes

Simplesmente perfeita!

citação (124)

"Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la."  Bertolt Brecht

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ovelha negra



Se ao pensares pela tua própria cabeça te leva a quebrar a disciplina de voto, e se com isso, desafias os "camaradas" que se julgam patriotas e os que acham que possuem sentido de Estado, então, és expulso do rebanho. É a democracia, estúpido! 

[mais info: Público]

mulheres (123)


Madalina Diana Ghenea

Adoro a tua silhueta... e o teu reflexo

citação (123)

"O dinheiro é como o adubo, não é bom se não for distribuído."  Francis Bacon

domingo, 28 de outubro de 2012

António Lobo Antunes no Escritaria 2012

 
O escritor António Lobo Antunes passou pelo Escritaria 2012, em Penafiel. Lobo Antunes é o escritor/tema do Escritaria deste ano, razão pela qual também é homenageado.
 
[mais info: Escritaria] 

Jornadas par' lamentares

 
Toda a gente se ficou a perguntar
O que o primeiro-ministro quis dizer com "refundação"
Palavra esta vinda de Passos Coelho
Nem ele saberá a sua explicação
 
Ideia deste Governo
a "refundação"
Coisa boa certamente
 não virá aí não
 
"Refundação" rima com cagalhão
Deixa-te estar, oh Passos
Que mais merda atirada ao povo
obrigado, mas não!
 
[mais info: Público]

A Justiça do lado do capital

 
Paula Teixeira da Cruz (defensora dos bons exemplos e das boas referências) na altura em que um jornalista português ou qualquer outra pessoa cometa a proeza de divulgar uma lista assim, em versão portuguesa, certamente a ministra da Justiça protegerá o autor de tal façanha.
 
[mais info: Público]

Amadora BD


23 º Festival Internacional de Banda Desenhada 2012. Fórum Luís de Camões, Amadora - 26 Out. / 11 Nov.

[mais info: 23ºAmadoraBD]

mulheres (122)


Mari Paraíba

Welcome to the jungle
We got fun and games
We got everything you want
Honey, we know the names...

In the jungle, welcome to the jungle
Feel my, my, my, my serpentine
Oh, I wanna hear you scream...

(música: Guns´n´Roses; letra: Welcome To The Jungle)




citação (122)

"Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo."  Albert Camus

sábado, 27 de outubro de 2012

palavras vãs... frases de circunstância


Se eu adivinhasse que, me penitenciando através dos sacrifícios desta tormentosa austeridade, no fim do purgatório estava um País diferente, para melhor, que o futuro das gerações vindouras estaria de alguma forma salvaguardado, então valeria a pena recuperar a esperança! Mas, ficaria sempre a faltar, a confiança e a segurança, coisas que este Governo não tem capacidades para me transmitir.

[mais info: Público]

Gaspar anda confundido


Um dos maiores entertainers deste Governo afirma que Portugal está na fase final... Ou será em fase terminal, provocada pela maratona de estrangulamento sucessivo e abusivo causado por um transtorno obsessivo-compulsivo?

[mais info: Público]

Vai estudar, pá!


Torna-se frustrante ler e ouvir diariamente estórias e enredos mirabolantes sobre manobras obscuras, "habilidadezinhas", truques, pantominas de variantes diversificadas, coisas fantasiosas e delirantes sobre os membros do Governo. Miguel Relvas tem sido o exemplo máximo deste país das maravilhas. Como é possível chegarmos a este estado de coisas? Como é que chegamos ao ponto de nos permitir a sermos governados por pessoas mentirosas que aldrabam o seu currículo, que corrompem e subornam instituições para trepar na vida? Não é preciso acrescentar que, este Governo, composto por pessoas deste refinado calibre, é de um descrédito a todos os níveis. Miguel Relvas é um videirinho habilidoso que tem triunfado a qualquer custo, sem um pingo de escrúpulos!
E o Governo ainda manda os competentes e as mais-valias deste país emigrarem.

[mais info: Público]

mulheres (121)


Nathália Rodrigues

Imposto sobre o tabaco

citação (121)

"Aquilo que vai ficar de um povo é a sua cultura."  António Lobo Antunes

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Dono do Benfica (rescaldo das eleições)


Existem os Donos de Portugal... E agora há Luís Filipe Vieira que é o Dono do Benfica. Foi reeleito democraticamente com 83% dos votos contra os 13,8% da lista B, de Rui Rangel. Entre estes dois candidatos a escolha era bastante difícil, pois nenhum reúne grande credibilidade. Os sócios optaram, talvez, por conservar Vieira em detrimento de pôr o clube nas mãos de um desconhecido com discurso aventureiro. Pessoalmente, não estou contente com este desfecho. Há anos que o SL Benfica é gerido por alguns oportunistas e negociantes, enquanto outros do mesmo calibre gravitam em volta do clube na ânsia de verem os seus nomes projectados através do mesmo. A conclusão deste rescaldo é sempre a mesma: O SL Benfica é que perde! A Vieira deixo-lhe um aviso: Durante os próximos quatro anos, não se esqueça, jamais, das promessas eleitorais que fez. Os benfiquistas estão atentos!

[mais info: Público]

Nuno Crato vai retirar o "Dr" a Relvas


"Alunos que tenham obtido créditos por reconhecimento de experiência profissional não fundamentados podem ver os graus académicos anulados." in Público 26/10/2012

Portanto... Vai estudar, Relvas!

[mais info: Público]

Granta em português


A Granta magazine (versão portuguesa) vai ser uma realidade a partir de Maio de 2013, numa edição semestral. Saúda-se este mag de culto, de origem inglesa.

[mais info: Público]

mulheres (120)


Leryn Franco

Desportiva e informal

citação (120)

"A cultura está a extinguir-se em sobre-produção, em avalanches de palavras, na loucura da quantidade."  Milan Kundera

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O MAI anda a ler umas coisas


Miguel Macedo inspira-se no 1984 de George Orwell.

[mais info: Público]

Quem é o boy?


Jorge Barreto Xavier deve tratar a Cultura por tu, senão não tinha sido escolhido pelo Governo para desempenhar funções numa secretaria com um panorama tão desolador.

[mais info: Público]

Eleições no Benfica (parte IV)


Ao longo destes últimos dias tenho entrado nos blogues ligados ao SL Benfica, lido post´s, comentários, fóruns de discussão, sondagens nos blogues e, se fosse pela blogosfera e resto da internet, Rangel esmagaria Vieira. Isto reflecte o verdadeiro estado de espírito da maioria dos benfiquistas: Estão fartos de Luís Filipe Vieira. E Vieira está aflito, senão não usava mais uma vez aquele discurso populista digno de um desesperado que agora acordou para a dura realidade de que já não é desejado no clube e já diz que "em quatro anos vamos ganhar três campeonatos e iremos a uma final europeia.". Penso que agora é tarde demais, teve o seu tempo. 
Onde Vieira ganha pontos é no jornal A Bola, que tem sido um instrumento de propaganda eleitoral do ainda presidente do Benfica. E terá de certeza o apoio de alguns sócios mais antigos (os dos 50 votos) porque esses são facilmente levados e convencidos.
Portanto, é muito importante para o futuro do SL Benfica, que os sócios votantes vão amanhã exercer o seu direito de voto. Se não é o clube que fica a perder!

[mais info: Público]

mulheres (119)


Madalina Diana Ghenea

Tem um je ne sais quoi de selvagem!

citação (119)

"A vida é jovial. A morte é a calma. É a transição entre uma e a outra que nos cria problemas."  Isaac Asimov

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ensaios & experiências


Já se torna cansativo apontar os sucessivos erros diários deste Governo. Desta feita, foi do outro lado da coligação. Enquanto Paulo Portas finge que se sente incomodado com as medidas de austeridade impostas por Vítor Gaspar, nomeadamente o napalm fiscal, o ministro do CDS, Pedro Mota Soares, anunciava ontem que iria mexer (vulgo, cortar) nos subsídios de desemprego, social, RSI, CSI, e pensões, para hoje voltar atrás com a palavra, e ainda bem!  Mas cheiram mal estes ensaios, estas experiências feitas por parte do Governo, auscultando as reacções populares (que nunca poderão ser positivas). É a única fórmula que eles inventam para cortar na despesa. E o que hoje é verdade amanhã é mentira. Este Governo passa constantemente a imagem negativa da desconfiança total e absoluta. Mas ainda bem que Mota Soares deu o dito por não dito. Assim, até Paulo Portas pôde respirar de alívio por não ter de justificar os intentos do seu parceiro de partido, usando expressões como "patriotismo" ou sentido de Estado", que começam a ficar gastas.

[mais info: Público]

mulheres (118)


Christy Turlington

Esse olhar... essa boca!

citação (118)

"Partindo de uma liberdade ilimitada chega-se a um despotismo sem limites."  Fiodor Dostoievski

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Eleições no Benfica (parte III)


Não quero aproveitar mais um desaire desportivo (Champions league Spartak 2-1 Benfica) do SL Benfica para atacar Luís Filipe Vieira. Mas, gostava de perceber por que razão Vieira recusou o confronto ou o debate numa televisão com o candidato da lista B, Rui Rangel. O que teme Vieira? Estamos praticamente a dois dias das eleições no Benfica e, se Luís Filipe Vieira for reeleito (o que eu espero que não venha a acontecer) seria muito bom para o futuro do clube haver imediatamente uma auditoria às contas do clube feita por um organismo independente, idóneo! Contratos, vendas, aquisições, empréstimos, luvas, etc, etc, tudo passado a pente fino. Devia ser uma condição a vigorar nos estatutos do clube: auditorias anuais, efectuadas por agências independentes. E quando um presidente tomasse posse, o primeiro acto deveria ser o de convocar uma auditoria para analisar as contas do clube.
Quem já se anda a pôr em bicos de pés, falando como se já mandasse alguma coisa no clube, é José Eduardo Moniz. Deu uma entrevista a um jornal, e, entre outras baboseiras, meteu-se com dragões e leões, mandando mais achas para a fogueira duma guerra que é alimentada e eternizada por estes agentes que emergem e submergem consoante as oportunidades e que de desportistas têm muito pouco, e que depois essa mesma guerra é aproveitada por gente de espírito mais agreste. 

[mais info: Público]

Que maioria? Quem?



Todos nós sabemos que as sondagens valem o que valem, mas têm o seu quê de sintomático. A capa do jornal i, de hoje, mostra em grande plano Marcelo Rebelo de Sousa e um título que informa sobre uma sondagem que o i realizou em parceria com a Pitagórica. Essa suposta sondagem diz que uma "maioria" quer Marcelo para Presidente. Parece um slogan de campanha presidencial... Será que foi Marcelo que encomendou esta sondagem para auscultar a reacção popular?
Marcelo é sempre candidato a candidato a qualquer coisa, mas acaba sempre por não aparecer. Será bem mais cómodo para ele ser "conselheiro" ou meter-se em qualquer assunto (mesmo sendo acerca de culinária) sentado confortavelmente numa cadeira de estúdio de televisão, e pago principescamente para debitar para as massas que o querem eleger. É que aí, nunca se compromete. Critica, manda uns palpites e, já está! E o País continua a arder.
Eu da minha parte não contribui para a eleição de Cavaco Silva e quase que conto os dias para ele sair da cadeira. Agora, a hipótese Marcelo? Porquê, Marcelo? O que é que Marcelo Rebelo de Sousa deu a Portugal? Custa a acreditar que os portugueses nunca aprendam! Irra!

[mais info: i]

mulheres (117)


Jessica Biel

A vida ensina-nos a desenrascar!


citação (117)

"A vocação de um político de carreira é fazer de cada solução um problema."  Woody Allen

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Presunçosa inocência


Estranho a atitude de necessidade do primeiro-ministro Passos Coelho em expôr em praça pública a sua inocência, relativamente às escutas telefónicas do caso "Monte Branco". Ele que tem primado sempre por ser um arrogante e um prepotente... Além do mais, se é inocente é inocente, não tem de se justificar ou provar nada.

[mais info: Público]

mulheres (116)


Isabeli Fontana

Saudades do mar

citação (116)

"Porque não há raciocínio nem documento que nos explique melhor a intenção de um acto do que o próprio autor do acto."  Machado de Assis

domingo, 21 de outubro de 2012

De boas intenções...


Um descendente ou afilhado dos Donos de Portugal usou do seu poder de influência para tentar convencer vários membros do Governo a partilharem o seu revoltado e preocupado estado de alma, face a determinados negócios relativos às privatizações. José Maria Ricciardi foi apanhado numa escuta telefónica com Passos Coelho no âmbito da recolha de informações para desmantelar o caso Monte Branco que envolve a maior rede de fuga ao Fisco e de branqueamento de capitais a operar em Portugal, e com ligações a um banco suíço. As preocupações de Ricciardi devem ter adoptado tiques de patriotismo e de "sentido de Estado".

[mais info: Público]

O rebelde sem causa


Nuno Crato parece ter ficado incomodado com o episódio da criança de uma escola na Quarteira (que não foi autorizada pela prepotente directora a comer porque não tinha dinheiro para a senha de refeição, sendo obrigada a permanecer junto dos colegas enquanto estes almoçavam) e ordenou à IGE para se deslocar e investigar o caso. Com esta atitude, o ministro da Educação revelou-se um rebelde. Mais ainda, um incoerente! Como é que Nuno Crato vai justificar este seu acto de rebeldia perante o seu líder Passos Coelho, se este mesmo tem como grande objectivo tornar o povo português miserável e indigente? Será que Nuno Crato começou a vislumbrar a realidade do País, e agora vai virar o enfant terrible do Governo?

[mais info: Público]

Telhados de vidro a cuspirem na sopa!


Mário Soares, que ressuscitou, e ultimamente se tem insurgido contra o Governo, deu uma entrevista a uma rádio francesa e, no seu françiú macarrónico, afirmou, e bem, que o Presidente Cavaco Silva e o Governo de Passos Coelho só têm feito asneiras. É verdade, tem toda a razão, todos nós estamos conscientes das asneiras de Cavaco-Gaspar-Passos Coelho-Relvas e cia. Mário Soares escusava era de fazer publicidade lá para fora sobre o caos reinante cá de dentro. Não é que a opinião pública internacional não tenha conhecimento do degredo político e social do País, mas, Mário Soares deveria olhar mais para si, fazer uma introspecção, cuidar mais do futuro da sua dependente Fundação - que ainda é o Estado que lhe oferece um generoso apoio para que esta sobreviva não sei bem a fazer o quê? e para quê?

[mais info: Diário de Notícias]

mulheres (115)


Monica Bellucci

Quickly, get rid of these tights!

citação (115)

"Ainda não é o Fim nem o Princípio do Mundo - Calma é Apenas um Pouco Tarde."  Manuel António Pina

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Manuel António Pina


Manuel António Pina

Escritor, Jornalista, Cronista

(1943-2012)

[fonte: Wikipédia]

Frau Merkel vem a Lisboa


Bundeskanzlerin Angela Merkel, sie sind nicht nach Portugal willkommen!*

* resumindo a tradução do alemão: Chanceler Merkel, não és bem vinda a Portugal!


[mais info: Público]

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Colonização dos media


Joaquim Oliveira acabou de vender a empresa Controlinveste a um grupo empresarial angolano (ainda desconhecido). O empresário do norte mantém a sua participação na Sport TV, mas, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o Jogo, e a rádio TSF passam a ser controlados por capital angolano. Começou o assalto aos media portugueses!

[mais info: Público]

Newsweek magazine chega ao fim!


A Newsweek tem marcado para o dia 31 de Dezembro de 2012 o último número impresso. É o ponto final de uma história com 80 anos. O magazine continua apenas em formato digital.

[mais info: Económico]

Sylvia Kristel


Sylvia Kristel

Actriz, Modelo, Directora

(1952-2012)

[fonte: Wikipédia]

mulheres (114)


Natalia Vodianova

Traz-me um chá quente e depois mete-te outra vez na cama!


citação (114)

"Falam da dignidade do trabalho. Bah! A dignidade está no ócio."  Hermann Melville

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dois pormenores do Orçamento de Estado para 2013


Ficou provado que a tentativa de aumentar a Taxa Social Única foi apenas uma manobra de diversão (um ensaio, para já. Sim, porque nós não passamos de meras cobaias) por parte do Governo para nos preparar para uma coisa mais grandiosa, ou seja, o choque fiscal incluído no Orçamento de Estado de 2013. O choque fiscal ou o roubo fiscal, como lhe quiserem chamar, servirá para nós ganharmos estofo e arcaboiço para outras perversidades que Vítor Gaspar e Passos Coelho têm dentro das suas mentes psicopatas, e que lá mais para a frente apresentarão ao povo português, porque as coisas não ficaram por aqui em termos de cortes.
Há detalhes no OE 2013 que sem terem graça, têm a sua graça. Um, é o facto dos militares e polícias terem um acréscimo ou uma subida no seu orçamento da Defesa... Pois, pois, convém dar alguma dose de satisfação aos rapazes, não vão eles insurgirem-se contra o patrão.
Outro detalhe tem a ver com as afirmações de Paulo Macedo que, um dia depois da apresentação do OE/13, veio dizer que acredita que em 2014 haverá médicos de família para todos... Como é que é possível o ministro da Saúde ter uma afirmação destas, sabendo que o SNS tem um corte no orçamento da Saúde de 19,5% relativamente ao ano anterior?!... São só dois "pormenorezinhos" de somenos importância no vasto universo orçamental! 

[mais info: Público]

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O dia seguinte à apresentação do OE 2013 visto pela imprensa













A reacção na imprensa é unânime, um dia depois da apresentação do Orçamento de Estado para 2013: O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, faz um napalm fiscal no País. Quem irá sofrer mais com os cortes serão (mais uma vez) os trabalhadores e pensionistas. A brutal desproporção de equilíbrio entre a despesa pública, 19%, contra os 81% de contribuições através dos impostos, poderá ser inconstitucional!
O que Passos Coelho e Vítor Gaspar estão a fazer a este País é o maior roubo, o maior assalto da história em pleno regime democrático! Para mim, é revoltante estarmos a ser esmifrados por estes duo de canalhas! Alguma coisa de muito urgente tem de ser feita para os fazer parar, fazê-los desmontar desta galopante cruzada pelo empobrecimento dos portugueses. Dentro do próprio Governo, há vários ministros que estão contra a inflexibilidade destes dois possuídos. No PSD, há quem já fale numa ruptura com a matriz social-democrata. E Cavaco Silva não se quer pronunciar sobre mais esta calamidade que atingiu o povo? Talvez dar um conselho útil ao primeiro-ministro e ao ministro das Finanças, do tipo: Renegociem o memorando da troika! Aguardemos...

[mais info: Público]



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eleições Regionais dos Açores (rescaldo)


Creio que o candidato do PS, Vasco Cordeiro, sendo um delfim de Carlos César, e este, tendo feito um bom trabalho na presidência do Governo Regional dos Açores, era o candidato mais natural a vencer as eleições. Claro que o PSD e o CDS foram penalizados, perante as evidências que transpiram do continente. Mas o que chamo a atenção no resultado destas eleições é para a percentagem da abstenção: 52,1 %. Ligeiramente abaixo do recorde de 2008 que se situou nos 53,2 %, mas ainda assim bastante sintomática. A sociedade está completamente divorciada da política e descrente em relação aos políticos. Acham que é tudo mais do mesmo, que não existem alternativas credíveis, e têm toda a razão. Há que estudar a sério o fenómeno da abstenção. Os políticos deviam aprender a respeitar o abstencionismo. 

[mais info: Público]

mulheres (113)


Camille Rowe

Parfois rouge est ma couleur